Cascais, Lisbon, PORTUGAL messtyleblog@gmail.com

SOCIAL MEDIA DETOX— ESTOU A PRECISAR?

Quantas vezes já te sentiste aborrecida, sobrecarregada ou insegura depois de passar algum tempo no instagram?

O número de likes, comments e partilhas é importante para ti?

Gastas muito tempo a fazer uma publicação? A escolher uma foto, a selecionar um filtro e a escrever uma descrição?

Sentes a necessidade de comprar bens, ir a locais diferentes ou fazer pequenas alterações na tua vida só para partilhar nas redes sociais?

Percebes que ficas com ciúmes, chateada ou irritada ao olhar para a página de outra pessoa?

 

Estou a precisar de fazer um Social Media Detox?

 

Se respondeste que sim, a algumas destas questões está na altura de fazeres uma análise mais profunda ao teu relacionamento com as redes sociais.

 

Um utilizador típico da internet pode passar, em média, quase 2 horas por dia nas redes sociais, se estivermos a falar de um profissional cujo trabalho esteja diretamente relacionado com redes sociais, o número de horas pode subir rapidamente para 8h.

 

Hoje, é cada vez mais difícil imaginar um dia sem aceder a estas plataformas, mas se estás constantemente a comparar a tua vida com a dos outros, em vez de te sentires puramente inspirada pela tua, talvez esteja na altura de reconsiderares como os social media estão a afetar o teu estado de espírito.

 

Estudos revelam que uma atividade de redes sociais excessiva pode afetar a nossa saúde:

 

  • A qualidade e duração do sono são afectados;
  • Os sentimentos de bem-estar mental e emocional podem ser afetados e muitas vezes estar associados à solidão, ansiedade social distúrbios do humor.

 

Como fazer uma desintoxicação das redes sociais?

 

Fazer uma desintoxicação de redes sociais pode ser tão simples como sair à noite. Podes fazer uma desintoxicação onde quer que estejas com uma duração de 1 a 100 dias. Tu decides. Só tu sabes o que é melhor para ti e para o teu bem-estar.

 

A ideia da desintoxicação digital é permanecer offline destas plataformas e aproveitares este tempo para fazeres atividades ao ar livre, relaxar ou aproveitar as férias sem usar a tecnologia.

 

Vamos a isto?

Definir o tempo

 

O tempo pode ser definido de duas formas:

 

  1. Começar a designar tempo específico para a tecnologia ou
  2. Definir por quantos dias vais ficar longe das redes sociais. Podes fazer uma desintoxicação com uma duração de 1 a 100 dias. Tu decides.

 

Eu gosto de vez em quando, fazer o meu descanso digital por 2 a 3 dias, costumo de aproveitar o fim de semana para o fazer.

 

Priorizar os teus gostos

As atividades que mais gostas de fazer devem começar a ser uma prioridade, podes também substituir o tempo que ias passar nas redes sociais para ler, aprender uma língua nova ou descobrir uma nova atividade física.

 

Desligar as notificações móveis

 

Desligar as notificações é sempre um bom princípio para quem está a fazer ma desintoxicação, a tua necessidade de verificar o telemóvel vai diminuir muito.

 

Não leves o teu telemóvel ou portátil para o quarto

 

Usar o telefone ou o portátil antes de ir dormir é o pior hábito que podemos ter, por isso, agora que vais fazer uma desintoxicação dos meios digitais, está na altura de ires comprar um despertador.

 

Agenda os pots

 

Esta dica é mais para quem faz das redes sociais um trabalho, é ideal para quem não pode deixar fazer posts e quer fazer uma semana ou um mês de desintoxicação.

 

O depois…

Agora que já fizeste os teus dias de detox sentes que é importante criar uma desconexão para te sentires novamente conectada, certo?

Viver o presente agora é muito mais fácil, não é?

Lembra-te sempre, tu és muito mais do que ma página de uma rede social, és um ser valioso e incrível, nunca te esqueças disso!

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com